Mais informações

Postado por joinvillepelomundo , quarta-feira, 26 de outubro de 2011 18:57

Exatamente há um mês atrás foi meu ultimo post aqui. Peço desculpas ao leitor, mas as coisas estão cada vez mais corridas...
Bom, então vou contar minhas últimas aquisições! 
Quando me inscrevi no SIMDEC, coloquei um item que era compra de material didático, especificamente 5 livros, dos quais eu realmente sofri para encontrar (inclusive, um dos posts futuros será meio que um "tutorial" e dicas para elaborar seu projeto pro SIMDEC. - Não que eu seja super experiente, mas algumas coisas, se eu soubesse antes, teria feito diferente). Voltando, um desses livros comentei no último post. Eis que fiz minhas últimas aquisições em matéria de livros no final de semana retrasadooo! Senta que lá vem a história desses livros...
Não sei se todos sabem, mas todo projeto tem um prazo para a entrega que o próprio proponente descreve no projeto. Eis que meu projeto acaba em breve e eu precisava dos livros com urgência... Mas teve demora para encontrar os livros, correios em greve, não podia comprar pela internet... N motivos. Até que fui até a Livraria Midas, que na minha opinião possui o maior acervo aqui em Joinville em matéria de livros locais, e encontrei os 3 que me faltavam. São eles:


Os Manuscritos de Von Klopper (de Apolinário Ternes): É um livro de ficção, que mistura o mundo místico com a história da colonização européia no norte de Santa Catarina. 
Joinville - Os Pioneiros II - Documento e História - 1867 a 1881 (de Maria Thereza Böbel e Raquel S. Thiago): Tem a relação com nome e histórico dos pioneiros que entraram em Joinville nessa época. O bacana é que também tem fotos e até citações de jornais da época. 
Joinville 150 anos (de Apolinário Ternes): Vários autores falam desde a colonização de Joinville até os dias atuais.


Sobre Joinville-Le-Pont eu não encontrei NENHUM. E o mais interessante é que a maior parte das atendentes nem sabiam que existia uma Joinville na França e que esta tem ligação conosco. Joinville é tão multicultural que perdeu uma parte importante de sua história. Não é só nos dias atuais que existem pessoas de todos os cantos vivendo aqui. Não tivemos só colonizadores alemães. Mas aqui não temos muito conhecimento sobre isso... Triste.


Mesmo assim, ainda existem pessoas que se dedicam a estudar como Joinville começou. Uma delas é o jornalista Apolinário Ternes, que 3 dos 5 livros que comprei são de sua autoria. Isso que é gostar da cidade! Que venham mais autores assim! 


Pra quem estiver como eu, procurando referências sobre a cidade, indico entrar em contato com as Alianças de cada país aqui em Joinville (no meu caso falei com a francesa), bem como mandei e-mail para a página das 'cidades-irmãs' (como as Joinvilles são chamadas). De primeiro momento tive retorno imediato por parte dos atendentes, mas quando eles me passavam para seus superiores, infelizmente não recebi nenhum retorno. Um deles mesmo pediu quem estava financiando o projeto, e a partir da minha resposta, eu fiquei sem retorno. Dentre essas pessoas que me atenderam de primeiro momento, gostaria de deixar registrado meu agradecimento à Fernand Defournier, da Aliança Francesa de Florianópolis, que inclusive me mandou um link onde consta a história de Joinville-Le-Pont e agradecer à Romy B. Dunzinger que é Coordenadora de Integração Governamental, me indicou outra pessoa e me atendeu com prontidão.


No proximo post vou falar um pouco sobre a história de Joinville-Le-Pont.


Até breve.


Bruna Marzarotto